Programa Super Bolsa Mandic

Atendendo à sua visão e missão e, em consonância com seus valores, a Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras instituiu o Programa Super Bolsa Mandic Araras.

Em 2019, a faculdade assume o compromisso de conceder 16 bolsas de estudo integral aos alunos, para que estudantes de todo o Brasil tenham acesso à formação de qualidade, independentemente de suas condições social e financeira.

Além da bolsa, os alunos recebem também um auxílio financeiro e para a alimentação, a fim de lhes proporcionar bem-estar e comodidade para fazer o curso.

Para participar, o candidato deve observar todos os critérios e enviar documentos que comprovem sua condição financeira até o dia 05 de junho para o e-mail documentos@slmandicararas.edu.br.

Acesse o edital e manual do candidato e Inscreva-se!!

Veja se você pode concorrer a uma das 16 bolsas de estudo integral.

Para concorrer a uma das bolsas de estudo integral, o candidato deve apresentar uma renda familiar mensal per capita que não exceda o valor de até 1,5 (um e meio) salário-mínimo. Como calcular: some o salário bruto de todas as pessoas que residem na mesma residência e dividir pelo número de pessoas. O total não deve ultrapassar 1,5 (um e meio) salário mínimo.

O candidato deve ser  brasileiro e não portador de diploma de curso superior (que não tenha concluído uma faculdade anteriormente).

A aprovação dos candidatos está vinculada à nota final, à apresentação de todos os documentos que comprovem sua condição social e à adequação dos pré-requisitos para a concessão da bolsa de estudo integral.

Se você se encaixa
no perfil:

Além do plano
específico de bolsas
de estudo integral,
os estudantes do
curso de Medicina,
poderão participar
dos seguintes
Programas de Apoio
Financeiro:

Programa de Iniciação Científica Institucional

É um recurso que viabiliza, aos universitários que estejam cursando Graduação, uma introdução sistemática à atividade de pesquisa, sob orientação constante e direta de professores qualificados, onde eles poderão desenvolver uma investigação relativa a seu campo de saber, com fundamentação teórica e metodológica, completando e diferenciando a sua formação acadêmica. Este Programa pretende contar com a concessão de Bolsas de financiamento aos alunos‐pesquisadores, com fomento de um Fundo de Pesquisa da Faculdade. A Faculdade planeja inscrever o Programa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da qual a Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras poderá receber uma “cota de bolsas de pesquisa” destinada aos alunos vinculados ao PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e ao PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), sendo que o aluno bolsista deverá se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de sua pesquisa. Existe também a Iniciação Científica da Faculdade, onde o aluno deverá optar, ao submeter seu projeto, pelas modalidades dos Programas Voluntários: Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) ou Programa Institucional Voluntário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI). Nestes Programas, com exceção da bolsa, os alunos têm os mesmos benefícios e deveres que são compatíveis com os Programas com bolsa. Ressaltando, que a bolsa é apenas um auxílio, pois o relevante benefício do estudante é a aquisição de conhecimento científico.

 

Programa de Educação Tutorial – PET

Programa do Governo Federal, ligado à Secretaria de Ensino Superior – SESu, do Ministério da educação – MEC, de estímulo à pesquisa e extensão universitárias, no nível de graduação, desenvolvido em grupos organizados, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, cujos objetivos principais são: a formação acadêmica ampla do aluno; a interdisciplinaridade; a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas e a preparação para a carreira acadêmica, onde são oferecidas bolsas de estudo aos petianos e aos tutores.

 

Política de aproximação às agências de fomento à pesquisa

Por meio da facilitação de condições de acesso dos estudantes aos recursos e programas por estas subvencionados.

 

Políticas de estágios supervisionados e prática profissional

Os estágios, obrigatórios ou não, são supervisionados, acompanhados e avaliados por professores, sob a coordenação dos cursos e são regulamentados pelo Conselho da Faculdade. As atividades, independentemente de sua natureza, serão desenvolvidas, preferencialmente, ao abrigo de convênios celebrados, resguardados os direitos dos alunos quanto à segurança e à integridade e impedido o desvio de objetivos e finalidades.

 

Política de convênios e intercâmbios

com instituições nacionais e internacionais envolvendo os estudantes.

 

Monitoria

Tem como objetivo despertar, no aluno, o interesse de compartilhar experiências do processo de ensino aprendizagem, de formação integral e autônoma na construção do conhecimento. Para a sua efetivação, os professores apresentam projetos, regularmente aprovados pela Direção da Faculdade, coma devida justificativa da necessidade de Monitor. A Monitoria também pretende estimular no discente o interesse de continuar com os estudos após a graduação, fazendo com que ele seja protagonista de sua história e do seu grupo, interagindo para a docência superior.

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO

A seleção dos candidatos para a concessão de bolsa de estudos integral será realizada a partir da análise da ficha de inscrição e da documentação apresentada via e-mail pelo interessado no prazo e local previsto neste regulamento. A avaliação dos documentos será realizada após classificação no Vestibular 2019. O candidato será convocado para matrícula segundo ordem de classificação, considerando-se o vestibular e os documentos comprobatórios.

 

Algumas observações gerais:

A documentação será de total responsabilidade do candidato. Havendo qualquer irregularidade nos documentos apresentados e/ou ausência de algum documento, o candidato será desclassificado do processo de seleção.

A documentação exigida neste regulamento deverá ser entregue via e-mail documentos@slmandicararas.edu.br, até o dia 5 de junho de 2019.

Os documentos exigidos, no ato da entrega, serão comparados com os originais.

A bolsa é pessoal e intransferível.

Só é permitido o benefício da bolsa uma única vez.

As bolsas serão integrais e correspondentes a 10% do total de vagas oferecidas no edital do vestibular do ano em questão.

A opção por concorrer
às vagas destinadas à
categoria de BOLSISTA
deve ser feita no
momento da inscrição
no Exame Vestibular,
em campo específico,
e a documentação
necessária deve ser
enviada para o e-mail

documentos@slmandicararas.edu.br

Se você se encaixa
no perfil:

DURAÇÃO DA BOLSA

O benefício vale para o curso no seu tempo mínimo de integralização de 12 (doze) semestres letivos. A validade da bolsa de estudos para outros períodos de tempo do curso deverá ser avaliada pela direção da SLMANDIC Araras.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONCORRER À SUPER BOLSA SLMANDIC:

Quando
assalariados

a) Para os casos de renda fixa, 3 (três) últimos holerites;
b) Para os casos de pagamento de comissão ou hora extra, 6 (seis) últimos holerites;
c) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil;
d) Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada;
e) Para empregada doméstica, Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia;
f) Extratos bancários dos últimos 3 (três) meses, pelo menos.

Quando trabalhador autônomo
ou profissional liberal

a) Declaração de IRPF, ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil;
b) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
c) Guias de recolhimento ao INSS com comprovante de pagamento dos últimos 6 (seis) meses, compatíveis com a renda declarada;
d) Extratos bancários dos últimos 3 (três) meses, pelo menos;
e) DECORE endereçada a SLMANDIC ARARAS informando rendimentos dos últimos 3 (três) meses, pelo menos.

Quando aposentado/pensionista/
beneficiário de auxílio doença do INSS

Ao que recebe pensão alimentícia anexar modelo de declaração de recebimento desta pensão (encaminhar junto ao e-mail a declaração de pensão alimentícia).

a) Extrato mais recente do pagamento de benefício, obtido por meio de consulta neste link;
b) Extratos bancários dos últimos 3 (três) meses, quando for o caso;
c) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), do ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.
d) Para aquele que recebe pensão alimentícia anexar modelo de declaração de recebimento desta pensão (veja modelo de declaração de pensão alimentícia) e apresentar a sentença da pensão judicial/alimentícia e os 3 (três) últimos comprovantes de recebimento.

Quando sócios e dirigentes de empresas

a) Holerites dos 3 (três) últimos meses de remuneração mensal, pelo menos;
b) DECORE endereçada a SLMANDIC ARARAS informando rendimentos dos últimos 3 (três) meses, pelo menos, constando a distribuição de lucros e pró-labore;
c) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil;
d) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil;
e) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
f) Extratos bancários dos últimos 3 (três) meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas

Rendimentos de Aluguel ou Arrendamento de bens móveis e imóveis

a) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil;
b) Extratos bancários dos últimos 3 (três) meses, pelo menos;
c) Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos.

Quando Estagiário

a) Cópia do contrato de estágio, indicando o valor recebido e o prazo do estágio.

Quando Trabalhador Informal ou Eventual:

a) Apresentar declaração informando a atividade e a renda recebida com a atividade. (declaração deverá ser preenchida conforme modelo anexo)

Atividade Rural

a) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ano vigente e constando todas as páginas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil;
b) Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
c) Quaisquer declarações tributárias referentes a pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a membros de seu grupo familiar, quando for o caso;
d) Extratos bancários dos últimos 3 (três) meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas;
e) Notas fiscais de vendas dos últimos 6 (seis) meses.

OBSERVAÇÕES GERAIS

1. O(a) Candidato(a) e componentes do grupo familiar que não exercem nenhuma atividade remunerada deverão preencher declaração conforme modelo anexo ;

2. O(a) Candidato(a) e componentes do grupo familiar que estiverem na condição de desempregado(a) apresentar Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS) com as páginas que comprovem esta condição;

3. Empresas Inativas deverão ser apresentadas Declaração de imposto de Renda Pessoas Jurídica de Inatividade e Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, ano vigente e constando todas as folhas, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil.

4. Aos membros do grupo familiar e ao candidato que tiverem CNPJ agregado ao CPF enviar Contrato Social e as alterações que existirem

5. Para comprovar união estável deverá ser preenchida a declaração segundo modelo anexo.

QUESTIONÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO

O candidato deverá preencher o questionário socio-econômico conforme modelo anexo.